top of page

Nova Publicação: "A Trajetória da Indústria Automotiva no México" - Entrevista com Jorge Carrillo

Atualizado: 3 de ago. de 2023

Anunciamos a mais recente publicação dos pesquisadores Raphael Lima, Doutor em Sociologia pela UFRJ e Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFF, e João Dulci, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da UFJF e membro do Brain, intitulada "A Trajetória da Indústria Automotiva no México". Nesta obra, Raphael Lima apresenta uma entrevista com um dos mais importantes sociólogos do trabalho mexicanos, Jorge Carrillo Viveros.


Jorge Carrillo Viveros é conhecido por sua vasta expertise na indústria maquiladora e por seus estudos sobre trabalho e tecnologia nos setores automotivo, eletrônico e aeroespacial. Doutor em Sociologia pelo Colegio de México (COLMEX), Carrillo possui mais de 40 anos de experiência na pesquisa da indústria maquiladora instalada na fronteira com os Estados Unidos. Ele foi pioneiro em pesquisas sobre a planta da Ford, estabelecida em Hermosillo, estado de Sonora, em 1986.


Através dessa entrevista, o leitor poderá adentrar na história da indústria automotiva mexicana e entender sua evolução ao longo do tempo. Carrillo retrata a condição da Ford como símbolo da modernização do setor automotivo no país, que se desenvolvia à época devido à política de substituição de importações e à adoção de práticas de lean production de inspiração japonesa. Sempre valorizando o contexto regional, Carrillo se destaca como um especialista em analisar a forma como regiões e setores industriais específicos coexistem e se influenciam mutuamente.


O reconhecimento de Carrillo como um importante pesquisador é evidenciado por suas conquistas, como o Baja California State Award for Science and Technology, recebido em 2015. Atualmente, ele dedica-se a investigar o impacto da indústria 4.0, da robotização e da terceirização no emprego industrial, temas cruciais para a compreensão dos desafios e oportunidades enfrentados pela indústria automotiva no México.


Para os interessados em explorar mais sobre a obra e os estudos de Jorge Carrillo Viveros, é possível acessar sua página pessoal: http://www.jorgecarrillo.info/.


A publicação de Raphael Lima e João Dulci promete ser uma leitura enriquecedora para estudantes, pesquisadores e profissionais da indústria automotiva, bem como para todos aqueles interessados no desenvolvimento econômico e social do México.


Link para a publicação: https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/issue/view/2664









10 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page