top of page

BRAIN promove palestra com Davide Bubbico sobre a transição para o carro elétrico na Europa

Nesta segunda-feira, 08 de maio de 2023, o projeto Brazilian Research in Auto Industry (BRAIN) promoveu a palestra "A transição para o carro elétrico na Europa: O caso da planta da Stellantis em Melfi (Itália)", ministrada pelo pesquisador italiano Davide Bubbico e mediada pelo Prof. Raphael Jonathas da Costa Lima (UFF).


O pesquisador convidado integra o Center for Automotive and Mobility Innovation da Università Ca’Foscari Venezia e atua como professor do Departamento de Estudos Políticos e Sociais da Università Degli Studi di Salerno.


A apresentação permitiu que os participantes conhecessem um pouco sobre a indústria automotiva italiana: sua disposição territorial, os principais aspectos qualitativos e quantitativos do segmento. O enfoque esteve em discutir a transição para o carro elétrico na cadeia de suprimentos italiana a partir do caso da Stellantis, em Melfi (Itália). Nesse sentido, Davide Bubbico abordou sobre o histórico da produção, seus fornecedores de primeiro nível e serviços indiretos; discutiu o processo de eletrificação e as consequências para a fábrica e fornecedores; apresentou o perfil dos trabalhadores, o papel e atuação dos sindicatos nesta dinâmica e, por fim, destacou os desafios a serem enfrentados nos próximos anos.


Além do corpo discente e docente da Universidade Federal Fluminense, o evento também contou com a presença de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, do Movimento Ética na Política (MEP-VR) e de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro.










7 visualizações0 comentário
bottom of page