top of page
Brain_Entrevista.png

Bem vindo! 

O mote deste podcast é a indústria automobilística em suas várias esferas, assim, conceitos como governança, território, desenvolvimento, inovação, trabalho, trabalhadores e sindicatos são pontos centrais em nosso debate. É com essa pauta que escolhemos nossos convidados e áudios, então, você encontrará aqui desde apresentações a entrevistas que desafiam o entrevistado a dialogar com a audiência. 

Estamos presentes em 7 plataformas de podcast (Anchor, Breaker, Overcast, Pocket Casts, RadioPublic e Spotify), mas você poderá ver o resumo, ouvir os episódios e acessar "resenhas" sobre os mesmos aqui em nosso site. 

Esperamos que tenha uma ótima experiência, que nos curta nas plataformas e que nos siga!

Pdc_Paula

Paula Menezes #20 - Mobilidade e trabalho pós-Covid: Como ficam as desigualdades nesse cenário?

Paula Menezes (Doutora em Sociologia e pesquisadora LAET - Laboratório em Organização Urbana, Economia e Transportes. ENTPE/França), traz reflexões à partir do caso da Metropole de Lyon, França. Inúmeras pesquisas tem sido realizadas na França desde o início da crise do COVID para compreender as possíveis  transformações que vão mudar nossa forma de trabalhar e de se locomover. Assim, análises sobre os novos métodos que estas pesquisas tem adotado para contornar as restrições de encontro e reflexões sobre o que estas pesquisas tem indicado como tendência geral, serão temas desta apresentação. Por fim, apresenta-se uma análise das consequências à longo prazo, no que diz respeito à realidade do trabalho e da mobilidade na Europa, particularmente no cenário francês, onde chamada "metropolização"  dita as novas formas de urbanização.

Pdc_Romy

Romy Pocs #20 – Fordlândia e outras grandes obras do passado de um Brasil do Futuro (?)

Entrevistada pelo pesquisador Leonardo Ângelo da Silva, a artista Romy Pocs parte de sua exposição de sua própria trajetória e de uma de suas exposições, nomeada de “A Última Aventura”. Nela, Romy nos provoca ao apresentar locais que, no passado, simbolizavam grandes obras e implementações, modernidade e mudança, mas que hoje são locais a ermo, precários e abandonados. Diante do quadro de abandono, ela encontra, registra e nos apresenta imagens da Fordlândia (1927-1945), cidade da Ford Motor Company que fundada na Amazônia objetivava extração do látex e produção da borracha.

✅ A artista nos dá a entrevista partindo de sua própria provocação e nós, diante da desindustrialização do país nos últimos anos e à própria saída da Ford do Brasil em 2021, convidamos vocês a refletir conosco!

1) Se quiser, você pode conferir a entrevista no Youtube 👇🏽

Pdc_Aline
Pdc_Brain_Equipe
Pdc_Lucas Lemos
Pdc_Jose Ricado
PDC_Marli
Luana
Ana Paula
Aline
Vitor Boa Nova
Lucas Afonso

Aline de Oliveira Gonçalves #14 - A experiência de uma mulher preta na universidade pública do início dos anos 2000

 Aline de Oliveira Gonçalves (Mestra em Sociologia e Antropologia) foi entrevistada por Leonardo Ângelo da Silva (Dr. em História e Membro Associado do BRAIN) sobre sua dissertação, defendida em 2007.

✅ Da entrada à universidade pública à sua vida profissional atualmente uma infinidade de coisas atravessou as vivências de Aline, uma questão constante? A educação como ferramenta de transformação de trajetória e ruptura com uma história familiar em que a falta de oportunidades e insegurança estrutural se faziam presentes.

Aline revisita sua história, fala de como surgiu a ideia de prestar vestibular, de seus estranhamentos no IFCS (UFRJ), de seu engajamento contra o racismo e de como encontrou sua pesquisa. Da aluna ativista, da ativista que se tornou aluna para as questões identitárias, críticas sociais e de visão de mundo… Conversa reveladora e poderosa!

Não deixe de conferir a dissertação 👇🏽 

Ana Paula Vasconcelos Gonçcalves #13 - Segregação Socioespacial: Sul Fluminense, desenvolvimento, desigualdades e a indústria automotiva.

🗣️ Entrevistada por Leonardo Ângelo da Silva (Dr. em História e Membro Associado do BRAIN) no início de agosto, Ana Paula Vasconcelos Gonçalves é Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e defendeu sua tese em 2020 (“Segregação socioespacial nas cidades pequenas e médias: um estudo de caso do Vale do Paraíba Fluminense”).

👉🏽 Nessa versão resumida da entrevista, além de falar de sua trajetória e de como chegou ao tema de pesquisa, Ana Paula explica didaticamente a metodologia científica usada em sua tese, relacionando-a com as temáticas do “desenvolvimento” e a “indústria automotiva”. Adentra questões da região e foca, principalmente, na cidade de Resende, seus indicadores sociais, níveis e desníveis de transformação com a chegada da indústria automotiva e o discurso de desenvolvimento. 

CuriosXs? Escute e, se quiser, curta e compartilhe! 🙌🏽🙌🏽🙌🏽

Marli Olmos #11 - Um panorama da indústria automotiva brasileira na pandemia: presente e futuro em crise?

🗣️ Entrevistada por Lucas Lemos Walmrath (pesquisador associado do Brain e Doutorando em Ciências Humanas - Sociologia, PPGSA-UFRJ), Marli Olmos reflete sobre sua trajetória enquanto principal repórter do setor automotivo no Valor Econômico. Com mais de duas décadas de experiência nesta importante indústria, a jornalista faz um balanço do cenário atual, sobre como se chegou até aqui e os desafios do futuro, incluindo o fechamento de fábricas ocorrido em meio a pandemia. A entrevistada discute fatores sociais, econômicos, políticos e tecnológicos que explicam, em conjunto, como a indústria automotiva ainda tem grande relevância para a economia brasileira, e como o Brasil vai se inserir nas novas transformações econômicos globais que são reproduzidas por este setor, com destaque atualmente para as políticas públicas de sustentabilidade e mobilidade urbana que perpassam veículos elétricos e híbridos.

Lucas Lemos Walmrath #10 - Uma conversa sobre Nissan, sociologia e o polo automotivo do Sul-Fluminense

Lucas Lemos Walmrath defendeu recentemente (na UFRJ) sua dissertação de mestrado, foi orientado por Rodrigo Santos. O título foi "O enraizamento sociológico da decisão de investimento locacional: a opção da Nissan por Resende (RJ)", com a dissertação defendida, aprovada e recebido os devidos elogios, nós decidimos convidá-lo para a gravação de nosso Brain Entrevista. Na verdade, o convidamos para um desafio: estabelecer um diálogo com nossa audiência sobre a temática da dissertação, transformar a série de leituras que fez, hipóteses testadas e análises elaboradas em minutos de conversa, de

diálogo bem horizontal. Então, a quem interessar possa, neste episódio várias questões ficam fluidas e mais evidentes, do caminho feito pelo pesquisador para chegar ao tema, a complexidade do polo automotivo do Sul-Fluminense, o impacto da chegada da Nissan na região e de como isso teve um efeito "dominó", por impactar a vida, trabalho e até mesmo as estratégias de venda de concessionárias. Enfim, vale muito a pena escutar!

José Ricardo Ramalho #9 - Trabalho, desenvolvimento e grandes empresas no Sul Fluminense – um balanço de pesquisa

Compartilhamos com vocês a apresentação que o Prof. Doutor José Ricardo Ramalho fez no Grupo de Estudos do Desenvolvimento do Sul-Fluminense (GEDESF). Como José Ricardo é profundo pesquisador e conhecedor das temáticas da Indústria Automobilística, nessa apresentação ele apresenta sua própria trajetória dentro desta temática de pesquisa, aponta a variedade de temas e pesquisas que já foram abordadas, disserta sobre o novo regime automotivo - anos 1990, faz apontamentos sobre a crise de 2008 e seus efeitos contraditórios, além de passar por outras questões como o "trabalho barato", novas estratégias produtivas e o impacto da pandemia. Por fim, fecha mostrando o resultados do percurso de pesquisas. 

Balanço dos Podcasts de 2020: Equipe Brain #8

Através de comentários que perpassam tanto a ótica estrutural quanto subjetiva a Equipe Brain comenta os podcasts lançados em 2020. Leonardo Ângelo da Silva, Letícia de França Paes, Lucas Afonso, Lucas Lemos Walmrath e Tamara Anita Alves Lima Marques são coordenados por Raphael Jonathas da Costa Lima (coordenador do projeto) neste episódio. Partindo de uma visão geral e estruturante, passando por tom mais confessional e adentrando o panorama das entrevistas, a equipe se esmera em analisar e citar conceitos, ensaia análises sobre cada entrevistado e expõe os dilemas e reflexões que cada entrevista trouxe. 

Escute, siga, curta e compartilhe!

Redes Globais de produção, variedades de capitalismo e desenvolvimento no polo automotivo do Sul Fluminense #7 - Cristiano Monteiro

Neste episódio o professor Cristiano Monteiro Fonseca apresenta a temática acima para o Grupo de Estudos em Desenvolvimento do Sul Fluminense (GEDESF). O episódio foi extraído da apresentação que o protagonista fez ao GEDESF e nela ele adentra o debate acadêmico sociológico e demonstra, entre citações de autores e teorias, uma visão bem peculiar e científica do objeto de sua análise.

Reespacialização da indústria automotiva: olhar de um docente pesquisador #6 - Jacob Carlos Lima

O Professor Jacob Carlos Lima tem uma longa história na sociologia, pautando-se nela, ele colabora conosco neste podcast. Fala de sua trajetória e  relaciona o olhar sobre seus objetos de pesquisa às questões materiais e familiares que pautaram sua jornada. O professor nos ajuda apensar a reespacialização para além de um conceito, para além da indústria automotiva, pois vários "links" são acionados em sua explanação: das reflexões sobree greenfield-brownfield às conexões com a a indústria têxtil e o fazer, preocupar-se com o pensar sociológico, propondo o uma visão mais integradora de quando no pensar o Brasil, o que para ele necessita de maiores pesquisas para o além do centro-sul nacional. A conversa foi didática e fluida. 

Possíveis impactos da Indústria 4.0: uma perspectiva trabalhista #5 - Fernando Ramalho Martins

O Professor Fernando Ramalho Martins é Professor Assistente Doutor da UNESP - Araraquara, Professor do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (MePEP/UNESP). Doutor em Sociologia pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2010), com estágio de doutorado-sanduíche na School of Social Sciences da Cardiff University, Reino Unido, no período de março a julho de 2009. Mestre em Administração pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2005) e graduado em Administração de Empresas pela USC - Universidade do Sagrado Coração (2002). 

Nesta entrevista ele trata dos impactos da Indústria 4.0 sob a ótica do trabalho, assim, analisa essa mudança como uma questão disruptiva e reflete sobre seus efeitos, tanto na questão de novas territorializações como, e principalmente, sobre os sindicatos e organização dos trabalhadores. 

Deslocamentos e construção de novos territórios produtivos do setor automotivo #4 - João Dulci

João Dulci combina várias de suas pesquisas para extrair as respostas para nossas perguntas. Fala de Camaçari (BA) e a Ford, trata das plantas automobilísticas do Sul Fluminense no Estado do Rio de Janeiro e adentra questões envoltas sobre a Mercedes em Juiz de Fora-MG. Conceitos como “greenfield”, “brownfield”, “greenfield setorial”, “desenvolvimento” e “guerra fiscal” perpassam a entrevista e fechando nosso encontro o pesquisador tratou do tema da Covid e os impactos para o setor automobilístico brasileiro e as consequências para o país.

Mudança para powertrain elétrico e os desafios para o Brasil #3 - Mario Sergio Salerno

A entrevista foi fruto de uma Live em que o professor Raphael Lima (UFF) também participou.  Salerno, de maneira clara e dialógica, fala sobre sua trajetória, suas pesquisas e trabalhos iniciais no DIEESE e como que acabou por estudar a indústria automobilística brasileira, além de adentrar temas que perpassam tecnologia, inovação e a eletrificação. Além disso, no decorrer da entrevista, ele faz reflexões sobre os impactos da eletrificação na indústria automobilística brasileira e seus desdobramentos no social. Ensaia responder "pra onde vai a indústria

automobilística e seus sindicatos", além de tratar da temática do "carro conectado" e a política de acesso a dados (Brasil e mundo). Por toda a entrevista o professor remete a uma análise de pensar o Brasil nesse cenário competitivo e de possível reestruturação.

Triple Helix, E-Delivery, inovação, empreendedorismo e indústria automobilística #2 - Marcelo Amaral

Marcelo Amaral é bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da UFRJ, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, e pós doutor pela Escola Politécnica da USP. Foi professor visitante na North Carolina State University e pesquisador visitante do Research Triangle Park nos Estados Unidos. Especialista em Gestão de Projetos de Inovação Tecnológica. A entrevista tratou de temas como Triple Helix, E-delivery, inovação e empreendedorismo e desafiou o entrevistado a tratar desses assuntos em uma perspectiva global e

nacional, fazendo-o analisar o cenário local à luz do trabalho e empregabilidade, governança e território. Muito interessante e instrutivo o episódio pois professor Marcelo consegue ser bem didático ao se posicionar e considerar. 

Marina Cordeiro #17 - Mulheres no sindicalismo: O que elas enfrentam para ocupar postos historicamente masculinos.

🗣️ Marina Cordeiro é Doutora (2013) e Mestre (2008) em Sociologia e Antropologia (2008) pela UFRJ e possui graduação em Ciências Sociais (Bacharel e Licenciatura) pela mesma instituição. Neste episódio, ela foi entrevistada por Luana Kristina de Jesus Nunes (graduanda do Bacharelado em Administração Pública no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFF de Volta Redonda).
Marina tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia do Trabalho e Desenvolvimento, Questões de Gênero e Políticas Públicas, Sociologia da Educação e Ensino de Sociologia para Educação Básica. Atuou como professora de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Superior, Curso de Extensão, Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.
✅ Marina faz um relato das experiências vividas a partir da sua trajetória no sindicato. Traça as situações enfrentadas pelas mulheres e a permanência de um ambiente hostil e machista que, por muitas vezes, inviabiliza a continuidade das companheiras no sindicato. Além disso, ela fala sobre a inserção desses corpos nos espaços, as pautas, a ocupação de postos de decisão e as perspectivas para o futuro.

Ficou Curioso? 

❗Assista e, se quiser, curta e compartilhe!

Marina Cordeiro

Raquel Henriques #18 - Empregabilidade e Profissionais do Futuro: Reflexões de uma Mulher Liderança sobre o Cluster Automotivo do Sul Fluminense.

🗣️ Nesse episódio temos Raquel Henriques: Gerente de RH da Jaguar Land Rover/Itatiaia e Membra Ativa da Comissão de Pessoas do Cluster Automotivo do Sul Fluminense. Entrevistada por Marina Cordeiro (Profa. Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da UFRRJ e membra do Brain) Raquel fala de sua trajetória até a chegada à Jaguar, trata do Cluster Automotivo, sua estrutura e ações diante dos desafios e entraves na região, principalmente as que passam pela questão do perfil profissional dos trabalhadores. Assim, temas como competências técnicas desejadas, conhecimentos específicos do setor e principalmente o “soft skill” (que envolve tanto a inteligência interpessoal como a gestão de pessoas para o trabalho em equipe) transpassam a conversa no sentido de construção de uma visão de empregabilidade no setor.

✅ Raquel também dá sua visão sobre o trabalho em parceria com as universidades e outras instituições de formação educacional e tem um instigante diálogo com a entrevistadora sobre o papel da diversidade no setor automotivo. Qual o lugar dos corpos femininos na fábrica? Qual a relação entre diversidade, competitividade, perfil de consumidores e dos trabalhadores e trabalhadoras das fábricas? E o recorte geracional, influencia? Ficou curioso? Não deixe de ver, curtir e compartilhar mais este vídeo do BrainTube!

Ficou Curioso? 

❗Escute e, se quiser, curta e compartilhe!

Vitor Vieira Fonseca Boa Nova  #15 - Acumulação de Capital em período neoliberal: o Cluster Automotivo como ator político!

👇🏽 

🗣️ Vitor Vieira Fonseca Boa Nova é Doutorando e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, especialista em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FERP/UGB. Atualmente se dedica a estudos sobre desenvolvimento e o caso chinês.

✅ Neste episódio, Vitor desenvolve assunto que apareceu no episódio do BrainTube (acesse o www.brainautomotive.org e confira), que seja  a *Acumulação de Capital em período neoliberal: o Cluster Automotivo como ator político!*
 

Estado mínimo, guerra fiscal, planejamento e discurso desenvolvimentista estatal, estadual e municipal são cortados pelos argumentos de Vitor… E não se furtou a responder a pergunta: qual a força do Cluster Automotivo, enquanto agente político, na região Sul Fluminense? 

Ficou Curioso❓

 

Não deixe de conferir a dissertação 👇🏽
 

Lucas do Amaral Afonso #16 - Estratégias locais das indústrias automotivas: um estudo comparativo entre Jeep (Goiana-PE) e a Jaguar Land Rover (Itatiaia-RJ)

🗣️ Lucas Afonso (Doutorando em Sociologia pela UFF e Pesquisador Associado ao Brain) foi entrevistado por Leonardo Ângelo (Doutor em História) sobre sua pesquisa comparativa entre a Jeep (Goiana-PE) e a Jaguar Land River (Itatiaia-RJ). 

✅Lucas parte de sua própria história, explica sua construção enquanto acadêmico, cidadão-pesquisador e demonstra como que os links entre seus interesses de pesquisa e a indústria automotiva se encontraram. De fala fácil, exemplos claros e boa conversa a entrevista foi uma aula sobre método científico e os dilemas da construção de uma pesquisa. 

Vale apenas ouvir, e se quiser, curtir e compartilhar!

💡 Não deixe de acessar o www.brainautomotive.org para saber deste e de outros podcasts, vídeos e textos!

 

Sobre o autor: 

Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS-UFF). Mestre em sociologia (PPGS-UFF) e graduado em Ciências Sociais - Licenciatura, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ (2017).

Raquel

Luana Nunes #12 - Estranhamentos e reflexões sobre o universo, ainda masculino, fabril e acadêmico. 

🗣️ O mundo mudou e as novas gerações trazem o devir. 

✅Luana, Graduanda do Bracharelado de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus de Volta Redonda e Pesquisadora Associada ao Brazilian Research in Auto Industry (BRAIN) é nossa entrevistada deste mês!

Luana fala de sua trajetória, reflete sobra a mudança geracional de perspectiva familiar (tanto para os estudos, trabalho, quanto para a construção do feminino). Enquanto mulher-estudante-cidadã explica como se vê dentro do espaço acadêmico e de como se interessou pelo setor automotivo, além disso, tece análises transversais entre as questões do setor e a presença feminina. 

❓ Qual o lugar dos corpos femininos na academia e nas fábricas? Todo discurso empoderador do feminino vai ao encontro de uma construção igualitária? Ficaram curiosxs? Não deixem de ouvir, curtir e  compartilhar esse episódio bem especial. 

Aline de Oliveira Gonçalves #19 - Operários Negros: Relação entre Cor e Trabalho na Nova Indústria Automotiva do Rio de Janeiro

🗣️ Aline de Oliveira Gonçalves (Mestra em Sociologia e Antropologia) foi entrevistada por Leonardo Ângelo da Silva (Dr. em História e Membro Associado do BRAIN) sobre sua dissertação (defendida em 2007) e na qual analisou trabalhadores e trabalhadoras negras na Volkswagen de Resende/RJ.

✅ Aline, para além dos operários negros, faz breve análise de sua trajetória,  traça um paralelo entre ativismo e pesquisa, fala dos estranhamentos sentidos e percebidos em seu trabalho de campo, pensa e analisa o discurso de democracia racial e integração do negro nas fábricas. Ademais, nos dá a dimensão da ausência de fontes sobre a temática racial e de como foi fazer a pesquisa com esse desafio. Existem coisas curiosas que perpassam a entrevista: como que o meio acadêmico (majoritariamente branco) e como os trabalhadores viram e receberam uma pesquisadora preta?  Curiosx?   

❗Assista e, se quiser, curta e compartilhe!  

1) Não deixe de conferir a dissertação de Aline 👇🏽

 

2) Se quiser, você pode conferir a entrevista no Youtube 👇🏽

PSA Peugeot-Citroën: estratégias de lucro #1 - Raphael Lima

O professor Raphael Lima é Professor Associado I da Univeridade Federal Fluminense no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), além disso é Coordenador  do Grupo de Estudo em Desenvolvimento do Sul Fluminense (Gedesf) do qual o Brain é um produto tecnológico.  Nesta entrevista ele trata da indústria automobilística na região, especificamente analisa a PSA Peugeot-Citroën e suas estratégias de lucro, passa por temas como cadeia global de valor,  a influência da China e das montadoras chinesas e ainda faz considerações sobre o impacto da pandemia para o setor e suas estratégias de lucro. 

bottom of page