top of page

Lançamento do Livro

Atualizado: 3 de nov. de 2022

Trabalho e Mudança Social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro


Organizadores

José Ricardo Ramalho

e Rodrigo Santos



Os grupos de pesquisa DTA/UFRJ e GEDESF/UFF organizaram o lançamento da coetânea Trabalho e Mudança Social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro no ICHS/UFF, em Volta Redonda (RJ), no dia 29 de setembro, as 17h.

A atividade reuniu representantes empresariais e sindicais do polo automotivo, discutindo as dinâmicas de trabalho e desenvolvimento do polo sul fluminense.


Descrição:

Esta coletânea discute sociologicamente o processo de mudança social experimentado pela região sul do estado do Rio de Janeiro ao longo dos últimos 25 anos, como decorrência de investimentos realizados por corporações transacionais do setor automobilístico. O conjunto de artigos reflete um percurso de pesquisa coletivo e de longo prazo, que se confunde com a existência do próprio polo industrial. Organizada em cinco partes, o livro explica os temas fundadores da investigação e suas transformações, partindo do novo grupo operário e sua representação sindical, e abrangendo uma preocupação com as redes sociopolíticas e o desenvolvimento regional, assim como as estratégias corporativas das montadoras e as redes globais de produção em que se inserem. Finalmente, discute de modo detalhado os resultados do survey sobre o perfil do trabalhador automotivo e suas condições e relações de trabalho, realizado entre 2020 e 2021.

























32 visualizações0 comentário
bottom of page